Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projeto de Aprendizagem




Este projeto foi desenvolvido para atender as exigências do curso TECLE “ Teclar e Estudar ...é só começar”,e elaborado pelas professoras Elizângela Bento, Priscila Leles, Lígia Silveira, Silvana Silva, regentes no Centro Municipal de Educação Infantil “Primeiros Passos”na cidade de Teixeiras. O Projeto será executado com uma turma de crianças de 3 anos, tendo a duração de 4 semanas , com a culminância no dia 2 de maio de 2012.



TEMA: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Objetivos:
- Desenvolver na aula de informática as primeiras noções de manuseio do mouse e teclado, ampliando a coordenação motora fina;
- Estabelecer contato lúdico com o computador através de jogos e softwares educativos.
-Complementar o conteúdo dado em sala de aula com jogos educativos no computador;

Conteúdos Curriculares Comtemplados:
-Matemática;
-Português;
-Natureza e Sociedade;
-Artes.

Atividades:
1º Momento: Trabalharemos com o tema “Alimentação” na sala de aula, ressaltando a importância das frutas e dos vegetais em nossa alimentação;
2º Momento: Exploraremos as frutas e os vegetais em vários aspectos: tamanho, cores, vitaminas, gosto, dentre outros;
3º Momento: Levaremos as crianças até o laboratório de informática da Prefeitura Municipal de Teixeiras.
4º Momento: Confecção de um computador para cada criança com material reciclável (sucata).

Metodologia:
A visita ao laboratório de informática será uma continuidade do trabalho realizado na sala de aula, lá as crianças terão contato com o computador e será proposto atividades com jogos educativos. Nesses jogos , de forma bem lúdica, as crianças terão que pintar as frutas, reforçando todo o conhecimento adquirido em sala de aula.


Programas Educacionais usados:


-http://www.f-r-e-e-games.com/operaciones/descarga.php


Elizangela Gomes da Silva Bento 
CEMEI Primeiros Passos

3 comentários:

  1. Bom dia Professora Elizângela,
    Parabéns pelo Blog e pela postagem correta da síntese do Projeto.....
    Parabéns, ainda, pela iniciativa de levá-los até o laboratório para que vivenciem uma experiência com tecnologia. Lembrem-se de indicar o modo de “avaliação”, que na Educação Infantil se reflete na observação e relato de seu desenvolvimento diante do que lhe foi proposto/apresentado.
    Visitamos o site de jogos e vimos uma infinidade de variedades, portanto o jogo que será utilizado com o aluno de 03 anos no laboratório de informática. Não podemos deixar de levar em consideração a fase de desenvolvimento motor da criança de 03 anos.
    A íntegra do projeto deverá ser enviada para o e-mail do NTE. Os resultados (imagens/textos/comentários dos alunos/etc) do projeto deverão ser divulgados no Blog da Escola, criado pelo grupo de professores/alunos do curso. O endereço do Blog da Escola deverá ser informado por e-mail do NTE < nte.pontenova@gmail.com >.
    Abraços, Equipe Pedagógica do NTE de Ponte Nova -

    ResponderExcluir